DISBIOSE E MICROBIOTA INTESTINAL

DISBIOSE VOCÊ CONHECE?

A Disbiose Intestinal, está relacionado com um desiquilíbrio na composição da comunidade microbiana; comprometendo assim a saúde do individuo. Você pode apresentar UM ou mais sinais de que está em Disbiose. E a alimentação é de suma importância para manter a microbiota intestinal equilibrada.  "DISBIOSE não é uma doença"

Disbiose Intestinal

Vários estudos demonstram que as bactérias têm grande papel no nosso universo chamado Corpo Humano, temos as bactérias ruins (patogênicas) e as bactérias boas (benéficas), e para que não haja uma superpopulação de bactérias nocivas, temos de cuidar das boas, nutrindo e cuidando para não as destruir.

A Disbiose é o desequilíbrio na flora intestinal, pode ser causado por estresse, má alimentação, excesso de medicação...

Para repor a flora intestinal com boas bactérias é necessário consumir alimentos probióticos. Em muitos casos, quando a doença já está instalada precisa repovoar com probióticos específicos para tratar aquela doença, é muito individual o tratamento e assim não se pode passar um protocolo para todas as pessoas igualmente.  E depois de reflorestada a flora intestinal, comer os alimentos prebióticos (que são os alimentos bons para sua nova flora intestinal). Por isso é bom o acompanhamento com um bom nutricionista, para fazer esta boa orientação.

Na Disbiose o intestino não absorve vários minerais e vitaminas, por essa razão,  a deficiência desses minerais e vitaminas são em sua grande maioria necessário ao paciente à sua  suplementação.

Se comermos muitos alimentos gordurosos, doces, fast-food, muitos condimentos:  estaremos alimentando as bactérias que gostam deste tipo de alimento, e elas  mandaram um comando para o cérebro de que quer mais e mais e o individuo acaba ficando viciado neste tipo de alimento, pois seu cérebro pede (na verdade são as bactérias do  intestino que quer estes alimentos) e as bactérias boas vão ficando cada vez mais fracas e não conseguem equilibrar a microbiota; causando inflamação, desta maneira o indivíduo começa a ter sérios problemas de saúde, dos mais variados, como obesidade, ansiedade, depressão, perda de memória, doenças autoimunes, diabetes, doença de chron, lúpus, deficiência de vitamina D, problemas na glândula tireoidiana e outras doenças não transmissíveis.

Uma boa dieta acompanhada por um(a) nutricionista pode ajudar a prevenir e ou regredir este quadro. Com alimentos naturais, ricos em fibras, probióticos e se necessário até uma suplementação.


NEM SEMPRE NÃO TER UMA DOENÇA VISIVEL É SINAL DE SAÚDE, POIS A FALTA DE NUTRIENTES OU VITAMINAS, OU INFLAMAÇÕES INTERNAS, OU GORDURAS ABDOMINAIS OU NAS COXAS, BRAÇOS, ETC... SÃO SINAIS DE QUE VOCÊ PODE ESTAR EM DISBIOSE E QUE SE NÃO TRATA-LA E OU MUDAR OS HÁBITOS ALIMENTARES E DE VIDA, CEDO OU TARDE VAI APARECER A DOENÇA NA FORMA QUE AS PESSOAS CONHECEM.